quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Legado de Gonzagão se mantém vivo na web

Por Paulo Floro
Do NE10


Google Doodle também entra no clima do centenário e homenageia o Rei do Baião com logo em 

O maior site sobre Luiz Gonzaga foi criado pelo maior fã do Rei do Baião, o bancário paraibano Paulo Vanderley. Colecionador e especialista na história do músico, ele iniciou em 2006 o projeto que culminaria no endereço online mais completo e confiável sobre a obra de Gonzaga. São mais de 700 músicas catalogadas, além de imagens, letras, vídeos (mais de 80), cronologia detalhada, além de curiosidades (ou "causos", como chama). Com um material tão amplo, o esforço do fã teve o devido reconhecimento. "A família de Gonzaga indica o site como sendo oficial", garante Vanderley.

Sem fins lucrativos, o site Luiz Lua Gonzaga é mantido pela instiga de seu fundador e brodagem de amigos. "A ilustração, o design, tudo foi feito na amizade". Anos atrás, sentindo falta de informações sobre o músico na internet, o bancário teve a ideia de exportar sua coleção para web. Foram cerca de cinco anos montando, coletando conteúdo e digitalizando as músicas. Alguns discos raros remotam de 1941. Outros estão fora de catálogo.

"Queria construir algo que representasse a grandeza dele na música brasileira. No começo, fiquei em dúvida se colocaria mesmo no ar. Meu receio era que a página não fizesse jus à sua importância", diz Vanderley. Ele viajou diversos Estados brasileiros em busca de material. Hoje, o site serve de base para diversas pesquisas e recebe email de fãs, pesquisadores e colecionadores de todo o País. "Ultimamente, estou recebendo cerca de 50 e-mails por dia".

                        

Paulo Vanderley é personagem importante para manter vivo o legado de Luiz Gonzaga. Frequentemente recebe pedidos para emprestar itens de sua coleção. Ele chegou a criar réplicas das roupas usadas por Gonzaga, que mais tarde foram emprestadas à produção de Gonzaga - De Pai Para Filho, do diretor Breno Silveira.

FENÔMENO POP - Segundo Vanderley, nenhum outro artista brasileiro teve um centenário com tanta repercussão. "Acredito que esse interesse por ele vai perdurar. Essas homenagens e atenção da mídia só vieram para reforçar sua presença no imaginário popular". Para o pesquisador, sites como o seu irão auxiliar novas gerações a ter contato com a obra de Gonzaga. "Gonzaga é um dos nomes mais importantes na música brasileira. Sua presença na cultura popular é muito forte".


Luiz Gonzaga com Paulo Vanderley ao lado da irmã e amiga | Foto: acervo pessoal

Nos últimos meses, tem crescido as menções a Luiz Gonzaga nas redes sociais. Desde janeiro deste ano, foram mais de 112 mil tuítes sobre o cantor, segundo o site de análises Topsy. O maiores picos aconteceram em outubro, à época do lançamento do longa de Breno Silveira, com quase 16 mil tuitadas e em junho, no São João, com 18.598. O Google informa um volume mensal de pesquisas com o termo "luiz + gonzaga" de 670 mil buscas. Um gráfico no Google Trends mostra uma curva crescente de interesse desde 2004 até hoje.

ENCONTRO COM O ÍDOLO
- Vanderley guarda semelhanças com o seu ídolo. Quando criança, ele passou um tempo em Exu terra natal do músico. Durante os três anos em que viveu na cidade, seu pai, também bancário, ficou amigo do Rei do Baião.

Foi quando Vanderley o conheceu. A foto, claro, ele guarda até hoje. "As lembranças mais fortes que tenho da infância dizem respeito a Luiz Gonzaga. Ouvia sua música nas quadrilhas, nas praças, nas feiras". 

UOL Click aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário