sábado, 3 de março de 2012

Há 65 anos atrás o Rei Luiz Gonzaga gravou Asa Branca





No dia 3 de março de 1947, há exatos 65 anos, os cantores Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira gravaram pela primeira vez a música "Asa Branca".

O tema da canção é a seca no Nordeste brasileiro que é muito intensa, a ponto de fazer migrar até mesmo a ave asa-branca (columba picazuro, uma espécie de pombo). A seca obriga, também, um rapaz a mudar da região. Ao fazê-lo, ele promete voltar um dia para os braços do seu amor.
Há uma continuação de Asa Branca, intitulada A Volta da Asa Branca, que trata do retorno do retirante e de sua nova vida no Nordeste.
Asa Branca é também o nome de uma cidade fictícia da telenovela Roque Santeiro (1985), exibida na Rede Globo, trata-se de uma cidade nordestina que vive graças aos negócios de Sinhozinho Malta, grande fazendeiro da região. A cidade tem uma igreja onde o padre Albano e a filha de Sinhozinho Malta mantém um romance proibido, um lupanar, a casa do prefeito, uma barbearia, a casa da viúva Porcina e de seu Zé das Medalhas e muitos outros estabelecimentos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário