terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Modismo de Bandas de Forró


Por conta de modismo que as bandas de forró está colocando, muitos som profissional estão perdendo seu espaço. Tudo isso por causa da preguiça de certos Técnicos de Áudio, por que a mesa Digital faz quase tudo sozinho e não dá muito trabalho para os Téc. de Áudio. Pois a Mesa Analógica tem que equalizar todos os instrumentos de um por um. Mais não se compara a sonoridade de uma mesa Analógica boa, para uma Digital. Isso está se comprovando a cada gravação que anda circulando pela internet, uma pior que a outra. Tem alguns Técnicos de Áudio que faz um cursinho de 5 meses por ai, e quer colocar defeitos em som profissional que tem mesa Analógica ou Digital fraquinha.... Não vejo som profissional ruim, vejo Técnico de Áudio ruim, dessas bandas de Forró, 80% dos técnicos de áudio são ruim. só escapa 20%. Então galera, vamos estudar mais o que é uma mesa digital ou analógica, para poder botar banca nos eventos por causa de som profissional. Não troco uma mesa Analógica SoundCraft, Allen e Heath ou Yamaha, por nenhuma mesa digital a melhor que for. Quem entende de Áudio vai concordar com o que estou escrevendo. 

Entrevista feita a 
Marcos Ski



discussão entre analógico e digital já está ficando antiga até no Brasil. Para os profissionais de áudio, o investimento em mesas digitais no Brasil é uma realidade e é fundamental a adaptação dos técnicos a essa tecnologia. Para Samir El-Shaer, técnico de monitor do cantor André Mattos, as digitais trouxeram muitos benefícios, porque imprimiram agilidade aos trabalhos dos técnicos, principalmente em eventos como festivais e coletâneas com muitas trocas de palco. O fato de poder salvar todos os parâmetros, inclusive os equalizadores das vias, é por si só um argumento convincente, segundo Samir.
Marcos Ski, que faz monitor da dupla Gian & Giovanni há 16 anos, explicou que as empresas migraram muito rápido das consoles analógicas para as digitais e os técnicos não acompanhar a essa nova realidade.  Marcos diz ter preferência pela analógica e cita a Midas como exemplo por ter timbres característicos, mas também usa as digitais nos shows.

Nada de digitais

“Na Inglaterra soube que os engenheiros de monitor não aceitam a mesa digital justamente pelo problema da adaptação, e dificilmente vão migrar para a digital. É uma questão de costume, a partir do momento em que eles aprenderam a utilizar os recursos daquela ferramenta não vão trocar o certo pelo duvidoso”, lembrou Marcos Ski.
Alexandre Rabaço, há pouco mais de três anos com o cantor Lulu Santos, prefere a digital, porém, para atender ao gosto pessoal do cantor, viaja com uma analógica. Alexandre explicou que Lulu Santos gosta muito da saturação da mesa analógica, porque os níveis de entrada e saída da mesa de monitor estão sempre ‘quentes’, coisa que, segundo Alexandre, não se pode fazer com uma mesa digital, onde é preciso manter os níveis em um patamar seguro longe da distorção digital, que realmente é bem desagradável. “Não podemos negar que a sonoridade de uma mesa digital é diferente da de uma mesa analógica; melhor em alguns sentidos, pior em outros”, opinou.
A equipe técnica de Lulu Santos geralmente viaja com as mesas analógicas fornecidas pela empresa Gabisom. Alexandre diz que pode fazer pequenos
ajustes a cada show e, quando eventualmente   tem que  utilizar  outras mesas, com pouco tempo para os ajustes, o resultado final pode sair diferente daquele que seria com as mesas pré-ajustadas.

Fim da Polêmica


Para Marcos Ski, essa discussão vai permanecer por um bom 
tempo, mas os técnicos vão acabar aderindo ao que as empresas 
de locação dispõem no mercado. “Sou técnico de artista e sou 
obrigado a usar o que é  fornecido pela empresa. Posso até sugerir, 
mas a realidade é que nenhum artista cancela show por falta de 
mesa digital ou analógica. Já passou essa época. É uma questão de 
mercado. Não tem como escapar”, enfatizou Marcos



Mais aqui no nordeste os Artistas cancela ou rejeita som por causa de meses digitais ruins ou analógicas.





Reveja essa entrevista completa arquivo PDF click Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário